Navegar
2024 - Dra. Mariana Batista - Especialista em Retina e Vítreo | Website: ClickLeads
Oftalmologista | Retinóloga
CRM-SP 166109
Dra. Mariana Batista Gonçalves é natural de Teresina-PI. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e se mudou para São Paulo em 2014, quando iniciou a Residência Médica em Oftalmologia.
Ao longo da sua formação em Oftalmologia, participou de diversos congressos e cursos complementares, incluindo o “Illinois Eye Review”, curso que tem como objetivo revisar e aprimorar conhecimentos em todas as subespecialidades oftalmológicas e que é realizado anualmente na Universidade de Illinois em Chicago, Estados Unidos. Ao final da sua formação em Oftalmologia, foi aprovada na prova do Conselho Internacional de Oftalmologia (ICO) (Ciências Visuais; Óptica e Refração) e na prova de título do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Após se apaixonar pela Retina durante a Residência em Oftalmologia, decidiu se subespecializar nessa área. Em 2017, foi aprovada na especialização Pesquisa Clínica na área de Retina e Vítreo pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual teve a oportunidade de participar de pesquisas inovadoras envolvendo temas como o uso de células tronco no tratamento de doenças retinianas, sistemas de visualização 3D para a realização de cirurgias de retina e catarata, bem como o uso de substâncias derivadas do Açaí como corante para a cirurgia de retina.
No ano seguinte, foi aprovada em primeiro lugar na disputada especialização clínico-cirúrgica de Retina e Vítreo da UNIFESP. Durante 2 anos, teve a oportunidade de receber ensinamentos teóricos e práticos de conceituados retinólogos, utilizar as mais modernas tecnologias diagnósticas e terapêuticas, bem como realizar mais de 200 cirurgias vitreoretinianas.
Após a conclusão da especialização clínico-cirúrgica em 2020, foi selecionada para o programa de bolsas “Lemann Fellowship”, uma iniciativa que visa ampliar a presença de brasileiros em centros universitários de excelência ao redor do mundo, com o objetivo de buscar soluções para os principais desafios do Brasil. Com o apoio da Fundação Lemann, mudou-se para Londres, Reino Unido, onde passou um ano no conceituado Moorfields Eye Hospital, aprendendo sobre as aplicações da Inteligência Artificial nas doenças vitreoretinianas.
De volta a São Paulo, concluiu, em 2024, seu doutorado na área de Implantes Intravítreos pela UNIFESP. Atualmente, atua como especialista em Retina e Vítreo e é orientadora voluntária no setor de Retina e Vítreo da UNIFESP.
Formação Acadêmica
Especialização
Títulos
Navegar