Exames Oftalmológicos

Exames Oculares

Retina e Vítreo

No nosso consultório, oferecemos exames oftalmológicos para diagnóstico e acompanhamento de diversas condições oculares.

Alguns dos exames realizados no próprio consultório incluem:

Este é o seu check-up visual e inclui diversos testes para avaliar a saúde geral dos seus olhos. O exame de rotina geralmente envolve:
  • Avaliação da acuidade visual: mede a nitidez da visão;
  • Teste de refração: determina a necessidade de óculos ou lentes de contato e é realizado através do refrator de Greens ou através de um retinoscópico;
  • Exame com a lâmpada de fenda: permite visualizar as estruturas oculares externas (pálpebras, córnea, cristalino) e internas (mácula – região central da retina e nervo óptico);
  • Tonometria: medida da pressão intraocular. Pode ser realizada através de um suave jato ar (tonometria de sopro) ou através do contato com a córnea sob efeito de anestesia (tonometria de aplanação).

Nessa figura é possível observar dois dos principais instrumentos de trabalho do oftalmologista: a lâmpada de fenda e o refrator de Greens. Fonte: modificado de https://www.apramed.com.br/.
 

O Mapeamento de Retina é um exame que permite a visualização direta da retina, camada do olho responsável por transformar a luz em sinais elétricos que são posteriormente interpretados como imagens pelo cérebro.

Esse exame, também denominado Oftalmoscopia Indireta, é realizado através de um oftalmoscópio indireto e de uma lente condensadora, os quais fornecem uma imagem do fundo de olho com um aumento de 2 a 5 vezes em relação ao tamanho real.

O exame, que requer a dilatação da pupila, é rápido, não invasivo e indolor, embora o paciente possa sentir um incômodo por conta da luz usada para visualizar a retina.

Através do Mapeamento de Retina é possível diagnosticar doenças como glaucoma, degeneração macular relacionada a idade (DMRI), descolamento de retina, retinopatia diabética, dentre outras.

Nessa figura é possível observar o oftalmoscópio indireto e a lente condensadora, necessários para a realização do Mapeamento de Retina. Fonte: https://eyewiki.aao.org.

A OCT (Tomografia de Coerência Óptica) é um exame de imagem não invasivo que utiliza ondas de luz para criar imagens em alta resolução das camadas da retina e nervo óptico.

A OCT é um exame rápido, indolor e que, na maioria das vezes não requer dilatação da pupila. Além disso, ao contrário de outros tipos de Tomografia, esse exame não utiliza radiação.

Essa tecnologia permite o diagnóstico precoce de doenças como degeneração macular, edema macular diabético e glaucoma, auxiliando no monitoramento preciso dessas condições, planejamento cirúrgico (quando indicado) e avaliação da eficácia terapêutica.

Nessa figura é possível observar no exame de OCT um paciente com edema macular antes (imagem superior) e depois (imagem inferior) do tratamento com injeções intravítreas. Fonte: modificado de https://www.nature.com/.

A Angiografia Fluoresceínica é um exame que permite visualizar o fluxo sanguíneo na retina através da injeção de um contraste na veia do braço. O contraste se espalha pelos vasos sanguíneos da retina, que são fotografados em diferentes momentos.

Esse exame é utilizado para diagnosticar doenças que afetam os vasos sanguíneos dos olhos, como a retinopatia diabética, as oclusões venosas da retina e a degeneração macular do tipo exsudativa.

Nessa figura é possível observar uma angiografia normal (imagem da esquerda) e uma angiografia de um paciente com coriorretinopatia serosa central (imagem da direita). Na imagem da direita, é possível observar um ponto de vazamento de contraste (lesão branca) que caracteriza a doença. Fonte: arquivo pessoal.

 

A Retinografia é um exame que captura imagens de alta resolução do fundo de olho e dos seus componentes (retina, vasos sanguíneos, mácula, nervo óptico, vítreo).

Esse exame é rápido, não invasivo e indolor. Para a realização da Retinografia, a dilatação pupilar pode ou não ser necessária, a depender do aparelho em que é realizada.

Através da Retinografia é possível registrar, por exemplo, as alterações detectadas no Mapeamento de Retina, o que permite que o Oftalmologista acompanhe de modo objetivo a evolução de doenças e de outras condições oculares. Além disso, o registro fotográfico do fundo de olho também permite que ao Oftalmologista mostrar os achados do exame para o paciente, melhorando o entendimento do mesmo sobre sua saúde ocular.

Nessa figura é possível observar uma retinografia normal (imagem da esquerda) e uma retinografia de um paciente com retinopatia diabética (imagem da direita). Na imagem da direita, é possível observar lesões vermelhas e amarelas que representam, respectivamente, sangue e depósitos de colesterol que extravasaram dos vasos sanguíneos. Fonte: arquivo pessoal.

O Ultrassom Ocular utiliza ondas sonoras para criar imagens do interior do olho e de estruturas como a retina, o vítreo e o nervo óptico. Esse exame é especialmente útil quando a visualização direta do fundo do olho é dificultada, como em casos de hemorragia vítrea, catarata avançada ou opacidades corneanas.

O exame é indolor, não invasivo e não utiliza radiação, sendo seguro para pacientes de todas as idades.

A biometria ocular é um exame que mede o tamanho do olho, particularmente o comprimento axial, e a curvatura da córnea. Essas medidas são essenciais para o cálculo da lente intraocular a ser implantada na cirurgia de catarata, garantindo uma visão nítida e confortável após a cirurgia.

O exame é rápido, indolor e realizado com tecnologias de alta precisão, como o ultrassom ou o laser.

Exames Realizados em 

Clínicas Indicadas

Para alguns exames mais especializados ou que requerem equipamentos específicos, indicamos clínicas especializadas e próximas ao nosso consultório. Essas clínicas são renomadas e oferecem serviços de alta qualidade, garantindo o melhor atendimento aos nossos pacientes.

Alguns dos exames realizados em clínicas indicadas incluem:

Exames de Retina

Agende Agora Seus Exames

young-woman-getting-eye-examination