
A Introflexão Escleral é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo “empurrar” delicadamente a parede do olho (esclera) para dentro, em direção ao centro. Essa sutil mudança de posição ajuda a aliviar a tração na retina, promovendo sua reaproximação e aderência às camadas internas do olho.
A Retinopexia com Introflexão Escleral (ou Buckle Escleral) é um procedimento cirúrgico usado para tratar o Descolamento de Retina, uma condição na qual a retina (tecido nervoso que reveste o fundo do olho) se separa da parede posterior do olho.
A Retinopexia com Introflexão Escleral consiste na colocação de uma faixa de silicone (buckle) na esclera – o branco do olho. O objetivo do buckle é empurrar a esclera na direção da rotura retiniana e assim tratar o descolamento de retina. Associadas à Retinopexia com Introflexão Escleral podem ser realizadas a Crioterapia ou a Fotocoagulação a laser para auxiliar no fechamento da rotura retiniana.
A faixa de silicone (ou buckle escleral) é deixada de modo permanente no olho e não fica visível após a cirurgia.
A Retinopexia com Introflexão Escleral é indicada para pacientes com Descolamento de Retina causado por uma ou mais roturas retinianas.
Como qualquer cirurgia, a Retinopexia com Introflexão Escleral tem alguns riscos e complicações potenciais. Esses incluem:
Os pacientes geralmente são liberados do hospital no mesmo dia da Retinopexia com Introflexão Escleral e a recuperação da cirurgia leva algumas semanas. Os pacientes podem sentir dor, turvação visual e sensibilidade à luz nos primeiros dias após o procedimento.
Colírios anti-inflamatórios e antibióticos costumam ser prescritos no pós-operatório para controlar a inflamação e prevenir infecções.
O paciente também deverá seguir as seguintes recomendações:
A visão geralmente melhora gradualmente após a cirurgia. No entanto, podem ser necessárias algumas semanas ou meses para que a melhora visual ocorra. O paciente deve manter o acompanhamento oftalmológico regular para monitorar a evolução pós-operatória.
Retinopexia é o procedimento usado para fixar uma retina descolada. A retina é o tecido sensível à luz que fica no fundo do olho.
Introflexão Escleral é o procedimento usado para criar uma curvatura na esclera – a camada branca do olho. Essa curvatura ajuda a empurrar a esclera na direção da rotura retiniana e aliviar trações sobre a retina, tratando o descolamento de retina.
O procedimento pode ser feito com anestesia local associada à sedação ou com anestesia geral.
O médico faz uma incisão na conjuntiva, fina membrana transparente que recobre a esclera (camada branca do olho).
O médico insere uma faixa de silicone no olho através da incisão feita na conjuntiva. Essa faixa é posicionada entre a esclera e a conjuntiva, sendo fixada abaixo dos músculos oculares.
Após passar a faixa de silicone ao redor do olho e fixá-la na esclera, o médico sutura suas extremidades de modo a criar uma curvatura na esclera.
Para auxiliar no fechamento da rotura, o médico pode realizar a aplicação de laser ou crioterapia ao redor da mesma.
A incisão na conjuntiva é fechada com pontos que vão ser reabsorvidos espontaneamente cerca de 1 mês após a cirurgia.
O paciente geralmente fica no hospital por algumas horas após a cirurgia e, após receber as orientações médicas, é liberado para ir para casa.
Os resultados da Retinopexia com Introflexão Escleral variam conforme as características e a duração do descolamento de retina, mas muitos pacientes experimentam uma melhora na visão e um alívio dos sintomas associados à doença. Na maioria dos casos, o procedimento é bem-sucedido na melhora da visão ou na prevenção da perda de visão.
O custo da cirurgia pode variar. Verifique com seu plano de saúde se a Retinopexia com Introflexão Escleral é coberta e discuta opções de pagamento com seu médico.
A Retinopexia com Introflexão Escleral é realizada em hospitais oftalmológicos.
A vitrectomia é uma cirurgia ocular mais invasiva que a Retinopexia com Introflexão Escleral. Nessa cirurgia, o Retinólogo faz incisões na esclera (a camada branca do olho) e, através delas, remove o humor vítreo, uma substância gelatinosa que preenche o interior do olho. Em seguida, o médico usa instrumentos cirúrgicos para fixar a retina e, por fim, coloca um substituto do humor vítreo dentro do olho.
Se você ou alguém que você conhece precisa realizar a Retinopexia com Introflexão Escleral entre em contato comigo.
Seg – Sáb (manhã)
08.00 – 12.00
Seg – Sex (tarde)
14.00 – 18.00
Não Espere! Consulte a Dra. Batista em SP. Diagnóstico Preciso e Tratamento Personalizado para sua Retina.
Navegar